terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Índios e portugueses: de que forma esses povos se relacionaram no Brasil



Desde a chegada dos primeiros colonos portugueses ao Brasil, a partir da chegada da expedição de Cabral em 1500, os conquistadores europeus passaram a conviver com os povos indígenas que aqui viviam.

Essa relação às vezes foram amistosas, mas na maior parte do tempo foram desastrosas para os índios.

Confira as principais formas de contato entre os conquistadores e o conquistados ao longo do tempo:


  •  Comércio: Houve trocas entre portugueses e índios, em que os portugueses davam aos nativos quinquilharias como espelhos, chocalhos, coisas de metal, em troca de animais, produtos da terra ou do trabalho dos índios, a princípio para carregar pau-brasil.  
  • Escravização: Principalmente antes da introdução massiva de escravos africanos, os portugueses escravizaram índios para trabalhar nas diversas atividades da colônia (extração e transporte de pau-brasil, mineração, agricultura.
  • Guerra: Havia milhões de índios vivendo no Brasil quando Cabral aqui chegou - uma população bem maior que a de Portugal. Como os portugueses tinham armas mais modernas (canhões, espadas de metal e mosquetes), eram muito superiores no campo de batalha e mataram muitos índios. Além disso, os colonizadores exploravam a rivalidade entre os diferentes povos indígenas, aliando-se a alguns enquanto enfrentava outros. 
  • Transmissão de doenças: Muitos índios acabaram sendo mortos por doenças contraídas dos invasores europeus, contra as quais seus organismos não possuíam defesas. Doenças que para os portugueses eram comuns e quase inofensivas causavam grande mortandade entre os nativos. As principais ameças à saúde dos índios eram varíola, gripe, sarampo e doenças sexualmente transmissíveis. 
  • Catequização: Como não havia separação entre a Monarquia portuguesa e a Igreja Católica, uma das dimensões da colonização era converter povos nativos ao cristianismo. Sacerdotes, com destaque para a Ordem Jesuíta (a Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola), reuniam índios em comunidades conhecidas como reduções ou missões e lá eles abandonavam seus antigos nomes, costumes e crenças e adotavam o catolicismo e o modo de vida europeu. Pela força ou pelo convencimento, muitos índios foram convertidos, o que ajudou a matar a cultura dos povos originários do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário