segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

As pirâmides do Egito


As célebres pirâmides do Egito estão entre as construções mais famosas da história da humanidade e fazem parte das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Apesar de existirem dezenas e dezenas de pirâmides no território egípcio, as mais famosas são três grandes construções que ficam em Gizé: as  pirâmides de Quéops, Quefrem e Miquerinos. A Pirâmide de Quéops é a maior de todas e tem mais de 100 metros de altura.

Essas grandes estruturas, que desafiam o tempo, foram construídas com grandes blocos de pedra, há mais de 4 mil anos, quando o Antigo Egito era um império poderoso, comandados pelos faraós.

Para entender as pirâmides, é preciso entender a religião dos antigos egípcios. A religiosidade desse povo era baseada na crença da vida após a morte. Eles acreditavam que era preciso se preparar bem para a vida no além, e quanto melhor a preparação, melhor seria a sua vida.

As pirâmidades eram túmulos construídos pelos faraós para eles mesmos. Ao construir um grande túmulo para sepultar seu próprio corpo (que era mumificado para conservá-lo para a outra vida), o faraó tentava se tornar imortal e dar uma ideia do seu grande poder e riqueza. Assim, nas pirâmides eram depositados a múmia do faraó e os tesouros que ele quisesse levar para a vida após a morte.

Para arrastar e posicionar os pesados blocos de pedra utilizados na construção das pirâmides, eram usados trabalhadores escravos e também camponeses egípcios, que ficavam ociosos nos períodos em que a enchente anual do Rio Nilo deixava os campos inundados.

RESUMO:

> Construídas há cerca de 4 mil anos, as pirâmides do Egito fazem parte das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
> Cada pirâmide era um túmulo para um faraó, onde era sepultada a sua múmia.
> Essas pirâmides eram feitas com grandes blocos de pedra, com mão-de-obra escrava ou com o trabalho de camponeses egípcios.
> As maiores e mais famosas pirâmides egípcias são as de Quéops, Quefrem e Miquerinos.

Leia também:

> Os deuses do Antigo Egito



Nenhum comentário:

Postar um comentário