quarta-feira, 13 de março de 2013

Como o Inglês Se Tornou a Língua Mundial

O idioma inglês, língua germânica ocidental que surgiu com os Anglo-Saxônicos por volta do século V, e que incorporou elementos da língua nórdica antiga dos Vikings após as invasões dos séculos VIII e XI, é considerada hoje uma língua universal, padrão para transações e intercâmbios entre governos e pessoas. Sua influência atual é enorme, mas nem sempre foi assim.

Durante muito tempo, o inglês esteve restrito apenas a Grã Bretanha, mas as Grandes Navegações permitiram que ele fosse levado a lugares distantes, tornando-se língua importante nas colônias inglesas. Longe de ser um país fundamental para a fase inicial das Grandes Navegações, a Inglaterra correu contra o tempo, enquanto Portugal e Espanha tomavam posse de muitas terras, e seus idiomas eram usados no comércio de portos por todo mundo.

Mas eis que foram criadas as 13 Colônias, a faixa leste quase inteira do que se tornaria os Estados Unidos da América. Eles se libertaram do poder inglês em 1783, tornando-se um país independente, e com grande ambições.

Através de compras de terreno e conflitos com os povos nativos, as 13 Colônias se expandiram muito, virando um gigante que levou o idioma inglês a um vasto território.


*****

Com a perda de muitas colônias nas Américas, a Inglaterra voltou seus olhos para outros mares, e assim, tornou-se um império gigantesco, dominando territórios na África do Sul, Índia, Austrália, e muitos outros lugares, o que levou o idioma anglo-saxão para mais terras do que qualquer um teria imaginado.

Após a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, o poder europeu se enfraqueceu, e a influência americana que, após a Primeira Guerra, era só financeira, passou a ser cultural. O antagonismo entre capitalismo e socialismo, ou entre Estados Unidos e U.R.S.S., serviu para que ambos os países buscassem uma ampliação de sua influência em outras terras, uma tentativa de tornar seu poder e economia maior e mais forte em caso de uma possível guerra.

Por algum tempo, o russo pareceu levar vantagens, mas o enfraquecimento gradativo que culminou com a queda da U.R.S.S. em 1991 acabou com as chances disso acontecer, e assim, o inglês pode se espalhar completamente pelo globo.

Resumo

A enorme influência do inglês só foi possível por causa do enorme território americano, da quantidade de colônias inglesas e da capacidade que a Inglaterra teve de impor sua língua, tornando-a muito importante. Fatores socioeconômicos do pós guerra também foram importantes para que isso acontecesse, de forma que a ideologia e forma de vida americana se espalhasse por todo mundo.

3 comentários: