terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Que Aconteceu Com O Sistema Ferroviário Brasileiro?

Em 1852 foi criado, por decreto de D. Pedro II o primeiro trecho ferroviário brasileiro, que unia a praia da Estrela, na Baía da Guanabara e a Raíz da Serra de Petrópolis. Foi um projeto implementado pelo Barão de Mauá, que anos antes havia visitado a Inglaterra, onde ficou surpreendido com o sistema ferroviário do país, e percebeu que seria um passo muito importante para o Brasil se industrializar.

Após isso, a expansão da ferrovia no Brasil foi rápida, e surgiram dezenas de empresas que estavam interessadas em lucrar com esse novo meio de transporte. Muito sangue e suor de pobres operários foi necessário para realizar as ligações ferroviárias, mas hoje é possível dizer: Será que valeu à pena todo esse esforço? 

Depois de muitos anos de construção e aumento constante das ferrovias, presidentes como JK decidiram trilhar um caminho diferente, o do Sistema Rodoviário, e tudo feito antes foi praticamente abandonado. 

No início as rodovias eram uma maravilha, tudo era festa, mas depois dos anos começaram a aparecer os muitos problemas, como as más condições na infra-estrutura delas, os problemas com combustível, e tantos outros que conhecemos de cor.

Afinal, foi bom investir no sistema rodoviário? As ferrovias seriam, do ponto de vista econômico, muito mais vantajosas, por uma série de motivos:
  • Economia de combustíveis;
  • Muito menos poluição;
  • Menos problemas com as vias, pois são bem mais seguras e estragam pouco;
  • Maior facilidade na hora de transportar a preocupação, pois não há congestionamentos, e acidentes são raros.

Já no ponto de vista de transporte de pedestres, os trens evitariam os congestionamentos e acidentes de causa humana, ajudariam na circulação das cidades, onde no lugar das inúmeras ruas e avenidas poderiam ser implementados prédios e (por que não?) parques.

Acredito que o que é necessário é um projeto de grandes proporções que remodele a estrutura das cidades, melhorando a circulação e qualidade das pessoas. É claro que não é uma idéia nada simples de ser feita, mas se não for iniciada em algum momento, a tendência das rodovias é só piorar...

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